terça-feira, 17 de setembro de 2013

A cidade do Sol: Khaled Hosseini

Título Original: 
A Thousand Splendid Suns        
Autor:
Khaled Hosseini
Origem:
Afeganistão
Tradução:
Maria Helena Rouanet
Editora:
Nova Fronteira
Ano:
2007








Sinopse:
      A história da Mariam e Laila é contada em um cenário de guerras e repressões, quando a cidade de Cabul, no Afeganistão, passa por um momento negro de sua história. Apesar das duas mulheres e todos ao seu redor serem personagens fictícios, os acontecimentos do mundo realmente aconteceram. Ou seja, além de uma incrível “aula de história”, o livro também é uma envolvente saga de amor e superação. 
    Como se sabe, o islamismo é uma religião que desvaloriza muito o sexo feminino. No livro, isto foi muito bem explorado pelo autor, pois ele cria a mulher “Mariam” – a seguidora dos costumes, submissa ao marido e as leis da religião – e a mulher “Laila” – a feminista, que luta pelos seus direitos e valores, buscando a liberdade de opinião e expressão. Mesmo com todas as diferenças, Laila e Mariam buscam a mesma coisa: sobreviver à guerra. 
    Quando Laila é integrada à família, conflitos entre as duas mulheres são formados, mas as duas precisam ficar unidas para sobreviver à desgraça que é estar casada com Rashid. 

Minha opinião:
    Que livro maravilhoso! Eu não li o caçador de pipas, mas depois de ler a cidade do sol fiquei com vontade, pois o autor é incrível! Tem uma mistura de amor, luta, sofrimento e dor que você consegue sentir. Há momentos em que eu sorri e fiquei feliz pelas personagens... Sabe quando você interage com os personagens? Então.... 
   Acho muito triste a maneira que as mulheres são vistas e tratadas nesses países, e apesar de fazerem tudo e serem submissas aos maridos elas ainda não tem valor. Odeio homem machista, então sem dúvida, senti ódio de Rashid o livro inteiro, e as vezes fiquei até com raiva de Mariam por ser tão burra! Sabe quando a dona Florinda bate no seu Madruga e você torce para ele se defender, mas isso nunca acontece? É quase isso, a diferença é que no livro acontece....
   Se você reclama da vida, leia esse livro, e veja que suas reclamações são fúteis.
Boa Leitura!!! Eu recomendo.

Khlaled Husseini o autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho :*